Magistratura Estadual

O Livro


Magistratura Estadual - O Pulo do Tigre


Este livro é adaptação do anterior e nominado Concurseiro Trabalhista, o Pulo do Gato, que foi escrito com a finalidade de compartilhar o caminho secreto, na trilha mais secreta ainda, necessários e imprescindíveis ao acesso à Magistratura Trabalhista.


Inobstante desprovido de qualquer outro interesse, senão o de compartilhar o que aprendi no caminho dessa conquista, o livro Concurseiro Trabalhista tem me proporcionado muita alegria, pela compreensão desse objetivo, por pessoas centradas nessa vitória.


Porque vitorioso também é aquele que trilha o caminho da Justiça, ainda que fora da vistosa porém temporária Toga, e a compreensão e o valor deles (como nossos pais e irmãos), é ainda maior, pois desprovidos eles da natural satisfação egocêntrica, de quem ostenta Brasão Nacional como Magistrado.


E inspirado por Eles, meu sentimento de compartilhar explodiu em êxtase, como o Big Bang original, impulsionando-me a alargar o foco de abrangência de leitores, adaptando aqui as técnicas do primeiro livro; mesmo porque a Magistratura é una, e o que foi escrito e dito para os pretendentes À Toga Trabalhista, pode ser utilizado por Você que busca a Fantástica Magistratura Estadual.


Peço paciência informando que deixei a esfera da Justiça Comum há pelo menos 10 anos, e como a prática ausente calcina o esquecimento (e raciocínio correlato exigido por cada área da ciência jurídica), a atualidade sobre os temas não é a mesma.


Mas como o sonho é possível, Você valendo-se das técnicas de lapidação de seu patrimônio jurídico, pode e deve adaptar ainda melhor o que tento lhe passar neste livro, para alcançar esse seu maravilhoso ideal e dourado objetivo. Imprescindível entretanto trabalho e esforço, como os necessários à mim, para tentar apresentar aqui as respostas das questões e sentenças, da prova do último Concurso da Magistratura do Estado de São Paulo, e adotadas como exemplo para treinamento.


Não existe atalho.


Só persistência e tenacidade levarão Você à essa conquista, a sua Medalha Olímpica de Ouro.


Dedicação e concentração, total e ininterrupta, esse o lema.


Prefácio


O Dr. Geraldo Teixeira de Godoy Filho, eminente Juiz Federal do Trabalho no Egrégio Tribunal do Trabalho da 2ª Região, honrou-me com pedido para apresentar essa sua nova obra, tendo como destinatários, como seu título indica, os interessados no ingresso nas carreiras da Magistratura.


Trata-se de obra peculiar, bem elaborada, contendo importantes sugestões e aconselhamentos àqueles que vivenciam, nessa difícil fase da vida – a escolha de uma carreira profissional –, as dificuldades inerentes aos concursos públicos, mormente aqueles mais disputados, como são os da Magistratura.


Nela, o autor transfere aos leitores não apenas o seu vasto conhecimento jurídico, mas, também, sua rica experiência de vida profissional.


Examinado o texto da obra, constata-se que, não obstante o seu título, ela também poderá ser muito proveitosa aos interessados nas carreiras jurídicas do Ministério Público, Defensoria Pública e outras instituições do Poder Público. Em suma, trata-se de trabalho elaborado com extrema atenção e foco definido: o sucesso do leitor em suas aspirações profissionais.


Parabéns ao autor, portanto, por essa sua iniciativa.


Antonio Carlos Marcato

DR. ANTONIO CARLOS MARCATO


Livre-docente em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP

Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP

Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP

Professor Associado de Direito Processual, em nível de graduação e pós-graduação, da Faculdade de Direito da USP

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo

Ex-integrante do Ministério Público de São Paulo

Coordenador acadêmico e professor de Direito Processual Civil do Curso Preparatório para Concursos (CPC)

Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Internacional de Direito Processual, da Associação Ibero-Americana de Direito Processual, do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), da Academia Paulista de Magistrados e do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia De São Paulo.

Adquira o Livro