Este livro é adaptação do anterior e nominado Concurseiro Trabalhista, o Pulo do Gato, que foi escrito com a finalidade de compartilhar o caminho secreto, na trilha mais secreta ainda, necessários e imprescindíveis ao acesso à Magistratura Trabalhista.

Inobstante desprovido de qualquer outro interesse, senão o de compartilhar o que aprendi no caminho dessa conquista, o livro Concurseiro Trabalhista tem me proporcionado muita alegria, pela compreensão desse objetivo, por pessoas centradas nessa vitória.

Porque vitorioso também é aquele que trilha o caminho da Justiça, ainda que fora da vistosa porém temporária Toga, e a compreensão e o valor deles (como nossos pais e irmãos), é ainda maior, pois desprovidos eles da natural satisfação egocêntrica, de quem ostenta Brasão Nacional como Magistrado.

E inspirado por Eles, meu sentimento de compartilhar explodiu em êxtase, como o Big Bang original, impulsionando-me a alargar o foco de abrangência de leitores, adaptando aqui as técnicas do primeiro livro; mesmo porque a Magistratura é una, e o que foi escrito e dito para os pretendentes À Toga Trabalhista, pode ser utilizado por Você que busca a Fantástica Magistratura Estadual.

Peço paciência informando que deixei a esfera da Justiça Comum há pelo menos 10 anos, e como a prática ausente calcina o esquecimento (e raciocínio correlato exigido por cada área da ciência jurídica), a atualidade sobre os temas não é a mesma.

Mas como o sonho é possível, Você valendo-se das técnicas de lapidação de seu patrimônio jurídico, pode e deve adaptar ainda melhor o que tento lhe passar neste livro, para alcançar esse seu maravilhoso ideal e dourado objetivo. Imprescindível entretanto trabalho e esforço, como os necessários à mim, para tentar apresentar aqui as respostas das questões e sentenças, da prova do último Concurso da Magistratura do Estado de São Paulo, e adotadas como exemplo para treinamento.

Não existe atalho.

Só persistência e tenacidade levarão Você à essa conquista, a sua Medalha Olímpica de Ouro.

Dedicação e concentração, total e ininterrupta, esse o lema.