As informações abaixo interessam à ambos os aspirantes, sejam eles novatos ou concurseiros tarimbados.

 

Concurso para Juiz do Trabalho

A aprovação na primeira fase do concurso exige leitura da legislação e a frequência a um curso especializado, e o estudo de monografias dos gigantes do direito. Isso porque Você já fez o bacharelado, passou na OAB ou em um outro concurso jurídico, já tendo estruturado uma vasta gama de conhecimentos nas áreas básicas do direito (direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito processual civil, direito comercial, direito penal e vasta legislação extravagante).

A leitura da legislação deve ser incessante, com a utilização dos códigos editados com leis extravagante (evite mini códigos, pois são incompletos), e acompanhamento pela internet do site do Planalto, edição dos atos normativos.

Manter-se atualizado é imprescindível, pois forte e soberana corrente legalista, para a qual ao juiz incumbe aplicar a lei, daí a necessidade do conhecimento e compreensão da legislação positivada.

Então continue com os Códigos que já tem e troque os que não lhe serão tão úteis, fazendo neles remissões a lápis nas correlações possíveis; hora extra na CF e na CLT; competência material na CF e territorial na CLT, e assim por diante. As correlações facilitam o raciocínio e sua prática as tornam habituais.

Leia mais em Concurseiro Trabalhista o Pulo do Gato.